Compartilhe
A língua é um órgão altamente muscular localizado na orofaringe. O epitélio dorsal é revestido na porção posterior por epitélio escamoso estratificado não queratinizado e, anteriormente, um epitélio queratinizado. A língua, divide-se em parte oral (pré-sulcal) e parte faríngea (parte pós-sulcal) pelo sulco terminal em forma de V. As papilas filiformes cobrem densamente a maior parte da língua dorsal pré-sulcal. Alterações na cor, textura e ambientes de nódulos podem ser consequência de alterações locais ou até mesmo sistêmicas. As glossites são condições na qual há inflamação ou infecção da língua. GLOSSITE DE HUNTER OU MOELLER -HUNTER É a apresentação clássica da deficiência da vitamina B12. Caracteriza-se por pequenas áreas eritematosas, despapiladas, afetando mais da metade da língua. Pode vir acompanhado de alguns sintomas como dor, queimação e/ou parestesia.
Interna Med. abril de 2021GLOSSITE MEDIANA ROMBOIDALÉ prevalente mais em homens. Caracteriza-se por lesão de formato losângico, eritematoso, liso e brilhante, na área mediana da parte posterior da língua. Não tem uma causa definida, mas frequentemente está associada à cândida. Geralmente é assintomática e regride espontaneamente.
Cleve Clin J Med. 2023GLOSSITE FISSURADA OU LÍNGUA ESCROTAL É uma malformação congênita em que a língua apresenta sulco profundos e irregulares com disposição variada, lembrando uma nervura de uma folha. Porém, é preciso a escovação diária da língua, pois há o risco de resíduos instalarem-se nas fissuras e provocarem halitose e algumas infecções. Junto com a paralisia facial, edema de lábio, edema de face, pode ser parte síndrome de Melkersson- Rosenthal.LÍNGUA GEOGRÁFICA A língua geográfica, também conhecida como glossite migratória, é uma condição inflamatória benigna, geralmente assintomática, de origem desconhecida que mais comumente afeta o aspecto dorsal da língua. As estimativas de prevalência variam de 1% a 5%, com sem predileção por sexo, sendo mais comum em pessoas com menos de 30 anos de idade. Caracteriza-se por formação de lesões erosadas, eritematosa e despapiladas, de contorno esbranquiçado, circinado ou serpiginoso, e migratório, simulando um aspecto geográfico. As lesões podem mudar de forma ou localização sobre a língua, mas geralmente são autolimitadas. Pode vir associada à língua fissurada. Nos casos em que são acompanhados de dor e queimação, pode ser realizado corticoide local.
CMAJ. 2021 SepLÍNGUA NEGRA PILOSA É uma condição benigna, adquirida, resultante da descamação defeituosa da superfície dorsal da língua, levando ao acúmulo de queratina e hipertrofia das papilas filiformes, o que contribui para acúmulo de bactérias, fungos, restos de alimentos e organismos cromogênicos. Fatores que induzem maior produção de ceratina como tabagismo, higiene bucal insatisfatória, consumo de chá e/ou café e o uso de enxaguantes bucais oxidantes costumam estar associados. Caracteriza-se por projeções difusas, semelhantes a pelos, a partir do centro dorso da língua, com ou sem pigmento. Geralmente assintomática, mas o indivíduo pode ter náuseas, gosto desagradável e halitose. O tratamento consiste em higienização bucal e dorso da língua com escovação, diminuir consumos de bebidas quentes, cessar o tabagismo e descontinuar os potenciais agentes agressores.
World J Gastroenterol. 21 de agosto de 2014REFERÊNCIASGURVITS, Grigoriy E.; TAN, Amy. Síndrome da língua negra peluda. World Journal of Gastroenterology: WJG , v. 20, n. 31, pág. 10845, 2014.MIZUMOTO, Junki. Glossite de Hunter. Medicina Interna , v. 60, n. 7, pág. 1139-1139, 2021. See MorePRASANTH, Venkata Joga; SINGH, Anup. Langue géographique. CMAJ , v. 193, n. 42, pág. E1649-E1649, 2021.SHINDO, Tatsuya. Glossite rombóide mediana causada por escovação da língua. Cleveland Clinic Journal of Medicine , v. 90, n. 1, pág. 15-16, 2023.