Estenose aórtica importante sem sintomas em paciente com programação de cirurgia não cardíaca eletiva - o que fazer?

Compartilhe
Estenose aórtica importante sem sintomas em paciente com programação de cirurgia não cardíaca eletiva - o que fazer?

http://youtu.be/E8fjFM85UUA

Dúvida que não é infrequente na prática clínica - pcte que está em programação de realizar uma cirurgia eletiva não cardíaca e que na avaliação clínica é detectada estenose aórtica importante não acompanhada de sintomas. O que fazer? Proceder à cirurgia não-cardíaca? Indicar cirurgia de troca valvar aórtica "profilática" para evitar complicações no procedimento não cardíaco? 

Recomendação da última diretriz de perioperatório da AHA:

- o paciente com estenose aórtica importante SEM SINTOMAS pode ser submetido a cirurgia eletiva não cardíaca. Deve-se realizar monitorização hemodinâmica adequada no intraoperatório e no pós-operatório. 

Grau IIa de recomendação.

Se o paciente tiver algum dos sintomas clássicos de estenose aórtica (dispneia, dor torácica, síncope) indica-se a realização de tratamento invasivo da estenose aórtica (ou cirurgia ou implante percutâneo de prótese aórtica) antes da cirurgia eletiva não cardíaca.

E se for procedimento de urgência ou emergência? Neste cenário não há muito o que discutir - deve-se proceder à cirurgia não cardíaca sem atrasos para evitar danos maiores ao pcte.