Compartilhe
Escolha da Interface no Sucesso da Ventilação Não Invasiva
Escrito por
Cadu Carlomagno
Publicado em
19/2/2024
A escolha da interface é essencial para o sucesso da ventilação não invasiva. No que diz respeito ao CPAP, temos basicamente a possibilidade de usar prongas binasais curtas ou a máscara nasal. Nenhuma delas é comprovadamente superior à outra. Existe uma tendência observacional de que rodiziar o uso das interfaces gera menos pontos de pressões ao septo e asa nasal, reduzindo lesões que poderiam comprometer o resultado da ventilação.
Figura 1 – Fixação da pronga.
Fonte: Fixação e manutenção do sistema de CPAP com pronga nasal em neonatos e lactentes, 2020.
Vale lembrar que, ao usar as prongas binasais, elas devem preencher mais de 50% do diâmetro das narinas e devem estar inseridas no seu terço inicial. Se muito profundas, aumenta o risco de contato com o septo. Para manter a pronga binasal bem posicionada, é necessário utilizar uma fixação adequada. Não há uma única forma de fazê-lo. Os estudos tendem a concluir que o treinamento das equipes para que todos saibam realizar uma boa fixação é muito mais importante do que o método de fixação em si.
Figura 2 – Braços da pronga nasal com velcro felpudo-fêmea.
Fonte: Fixação e manutenção do sistema de CPAP com pronga nasal em neonatos e lactentes, 2020.
A importância da utilização da placa hidrocoloide no rosto do recém-nascido é bastante conhecida. Ela evita lesões da pele durante a fixação da pronga, especialmente no recém-nascido prematuro extremo.
Figura 3 – Aplicação de velcro protetor
Fonte: Fixação e manutenção do sistema de CPAP com pronga nasal em neonatos e lactentes, 2020.
Referências:
ALY, H. et al. Does the experience with the use of nasal continuous positive airway pressure improve over time in extremely low birth weight infants? Pediatrics, v. 114, n. 3, p. 697-702, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1542/peds.2003-0572-l. Acesso em: 27 dez. 2023.
SAHNI, R.; SCHIARATURA, M.; POLIN, R.A. Strategies for the prevention of continuous positive airway pressure failure. Seminars in Fetal and Neonatal Medicine, v. 21, n. 3, p. 196-203, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.siny.2016.02.008. Acesso em: 27 dez. 2023.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR ALBERTO ANTUNES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES. Fixação e manutenção do sistema de CPAP com pronga nasal em neonatos e lactentes. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hupaa-ufal/acesso-a-informacao/procedimento-operacional-padrao/unidade-de-reabilitacao/geral/pop-fixacao-do-circuito-de-cpap-finalizado-e-corrigido-fisoterapia.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.