Compartilhe
Em Quais Situações O Polypodium Leucotomos Pode Ser Útil Na Dermatologia?
Escrito por
Cláudia Elise Ferraz Silva
Publicado em
1/8/2023
O Polypodium Leucotomos (PL) tem sido estudado in vitro pelos seus efeitos antioxidantes e fotoprotetores diretos. É proveniente de uma planta tropical da América Central e do Sul.
Indivíduos tratados com PL apresentaram aumento da dose eritematosa mínima, redução do eritema induzido pela radiação UV e menor probabilidade de experimentar queimaduras solares, quando comparados com placebo.
Os estudos sugerem que o PL pode ser útil na diminuição do eritema induzido pelo sol em pacientes com tendência à rosácea – embora não haja publicações específicas para isso.
O uso do PLE em melasma vem sendo estudado, mas ainda há críticas quanto aos seus resultados pela subjetividade da análise. Alguns exames mostram melhor avaliação no índice de gravidade do melasma com a administração da medicação.
Para enfermos com fotodano e queratoses actínicas (QAs), o PL - iniciado uma semana antes da terapia fotodinâmica - parece acelerar a depuração das queratoses de couro cabeludo quando comparado ao uso da TFD infantil.
Pacientes com lúpus eritematoso
Indivíduos que apresentam fotodermatoses idiopáticas, como a erupção polimorfa à luz, tendem a se beneficiar com o uso do polypodium leucotomos .
Com base no mecanismo de ação o PL extrapola-se o uso potencial para pacientes com lúpus eritematoso, porfiria cutânea tardia e hiperpigmentação pós-inflamatória. Contudo, ainda carecem de evidências robustas.
Abaixo os dados sumarizados das possíveis indicações do PLE (Tabela 1).
Tabela 1: Indicações e recomendações do PL na Dermatologia
INDICAÇÃODOSERECOMENDAÇÕESEFEITOS ADVERSOSNÍVEL DE EVIDÊNCIAFotoproteção240 mg 2x/dReduzir frequência e intensidade de queimaduras solaresNão relatadoBIFotodermatoses idiopáticas240mg 2x/diaMelhora subjetiva dos sintomasNão relatadoIIBMelasma240 mg 2-3x/diaDados insuficientes para recomendação conclusivaNão relatadoBILiberação de QAs240 mg 2-3x/diaMelhora eficácia da TFD no clareamento dos QAs de couro cabeludoNão relatadoIIA
Fonte: Adaptado de THOMPSON, Katherine G.; KIM, Noori. Dietary supplements in dermatology: A review of the evidence for zinc, biotin, vitamin D, nicotinamide, and Polypodium. Journal of the American Academy of Dermatology, v. 84, n. 4, 2021.
Nesse contexto, os estudos preliminares apontam que o uso do PL pode ser útil como adjuvante no cuidado de pacientes com fotodermatoses, melasma e queratoses actínicas, com um perfil de segurança bastante interessante, especialmente nos enfermos que já usam protetores solares e não atingem o controle adequado da dermatose. Fiquemos atentos para novas indicações e evidências ainda maiores para sua indicação.
Fontes:
THOMPSON, Katherine G.; KIM, Noori. Suplementos dietéticos em dermatologia: uma revisão das evidências para zinco, biotina, vitamina D, nicotinamida e Polypodium. Journal of the American Academy of Dermatology , v. 84, n. 4, pág. 1042-1050, 2021. See More
SEGARS, Kelly; MCCARVER, Victoria; MILLER, Richard A. Aplicações dermatológicas de polypodium leucotomos : uma revisão da literatura. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology , v. 14, n. 2, 2021.