Compartilhe
Efeito halo: o que é e como pode influenciar suas decisões na medicina?
Escrito por
Eduardo Lapa
Publicado em
26/4/2021
Lá está você assistindo televisão e de repente você vê uma propaganda de um jogador de futebol falando sobre seguro de vida. Um jogador de futebol que você gosta dizendo “Ahh o seguro de vida X, é o melhor que tem, etc, vale a pena comprar”. Ai você fala: “Rapaz… é mesmo, vou comprar esse seguro de vida, o jogador disse que é bom”. Mas, parando pra pensar, o que um jogador de futebol sabe de seguro de vida? A princípio, absolutamente nada! E por que, mesmo ele não sabendo de nada de seguro de vida e você sabendo disso você tende a considerar a comprar o seguro de vida? Esse é o famoso efeito halo que pode estar presente em várias áreas da nossa vida, inclusive na medicina.
Olha só a definição de efeito halo lá na wikipedia:
"O efeito halo é a possibilidade de que a avaliação de um item, produto ou indivíduo possa, sob algum viés, interferir no julgamento sobre outros importantes fatores, contaminando o resultado geral."
Em resumo, é o efeito de a primeira impressão é a que fica. Se você gosta de alguém por algum motivo (ela é simpática, por exemplo), tende a achar que essa pessoa é boa em diferentes áreas da vida. Se você gosta de um jogador de futebol pelo seu desempenho no campo, tende a achar que ele é um bom pai, bom sujeito, até mesmo que entende algo de seguros de vida. Mas, como já dissemos, isso não faz sentido. É um viés. A pessoa pode ser simpática mas ser uma péssima funcionária. Outro pode ser muito bom jogador de futebol mas ser um péssimo pai, e assim por diante.
Mas, o que efeito halo tem a ver com medicina? Esse é o assunto que discutimos no vídeo abaixo: