Compartilhe
Dica De Ouro Para Lesões Ulceradas No Consultório
Escrito por
Alvaro Alves
Publicado em
22/12/2022
O exame físico na dermatologia é o grande componente da nossa consulta, muitas vezes mais importante que a anamnese e os exames complementares. No entanto, mesmo com a ajuda do dermatoscópico, algumas lesões, especialmente quando ulceradas, insistem em nos confundir.
Quando você se deparar com lesões ulceradas ou escoriadas em face ou no tronco, é possível que esteja diante de lesões suspeitas de CBC, CEC, tumores benignos irritados como ceratoses seborreicas. Não se frustre ou nem pense necessariamente em biopsiar a lesão de imediato.
A prescrição de tópicos cicatrizantes como vaselina sólida, pomadas contendo dexpantenol ou óxido de zinco, permitem em alguns dias a reavaliação da lesão, desta vez sem as crostas, descamação ou eritema que não faziam parte da lesão original.
Nessa nova reavaliação os critérios clínicos e dermatoscópico estarão evidentes permitindo o diagnóstico acurado da lesão.
O mesmo princípio pode ser aplicado para outros tipos de quadros cutâneos em que o diagnóstico não fica claro na primeira consulta. Prescrever emolientes, tratar a infecção secundária visível e orientar quanto a suspensão de medicações intempestivas permitirá em uma segunda avaliação o diagnóstico correto.