Compartilhe
Neste primeiro texto do ano de 2025 encerraremos a retrospectiva dos destaques da diabetologia em 2024. Confira a seguir:
##Estudo BPROAD: manejo da hipertensão arterial em pacientes com diabetes
Em novembro de 2024, foi publicado o estudo Blood Pressure Control Target in Diabetes (BPROAD), que buscou investigar se o tratamento intensivo visando uma pressão arterial sistólica menor que 120 mm Hg seria mais efetivo do que o tratamento padrão visando uma pressão arterial sistólica menor que 140 mm Hg na redução do risco de eventos cardiovasculares graves entre pacientes com DM2. Durante um acompanhamento de 4,2 anos, o desfecho primário ocorreu em 393 pacientes (1,65 eventos por 100 pessoas-ano) no grupo de tratamento intensivo, em comparação com 492 pacientes (2,09 eventos por 100 pessoas-ano) no grupo de tratamento padrão, ou seja, uma redução de 21% do risco com o tratamento intensivo.
##Novos critérios para uso da dapagliflozina em pacientes com DM2 no SUS
Em 2024 foi publicado um novo PCDT estabelecendo que a dapagliflozina deve ser disponibilizada para indivíduos com DM2 sem controle adequado com Metformina + Sulfonilureia mais um dos seguintes critérios:
Idade ≥ 40 anos + doença cardiovascular estabelecida definida por:
o Infarto agudo do miocárdio ou angina, cirurgia de revascularização do miocárdio ou angiosplastia das coronárias;
o Acidente vascular cerebral isquêmico ou ataque isquêmico transitório;
o Insuficiência cardíaca com fração de ejeção < 40%
Idade ≥ 55 anos (homens) ou ≥ 60 anos (mulheres) + fator de risco cardiovascular:
o Hipertensão arterial sistêmica;
o Dislipidemia;
o Tabagismo.
##Vitamina D para pré-diabetes
O guideline da Endocrine Society publicado em 2024 sobre suplementação empírica de vitamina D para prevenção de doenças recomendou a utilização da vitamina D para prevenção de diabetes mellitus. Tal recomendação tem sido motivo de grande debate e até o momento, as principais sociedades voltadas para o estudo do diabetes não adotaram tal recomendação. A Americand Diabetes Association considera ue pesquisas adicionais são necessárias para definir melhor as características da população, determinar a dose e a própria eficácia da terapia com vitamina D para prevenção do diabetes.