Desafio de imagem! O que encontramos nesse exame?

Compartilhe

Desafio de imagem!

Paciente masculino, jovem, com achado de massa em ecocardiograma. Qual o diagnóstico?

[video width="672" height="480" mp4="http://d3gjbiomfzjjxw.cloudfront.net/wp-content/uploads/2020/09/joined_video_cc36a6b56a1f468680b24edf3c401fb9.mp4"][/video]

|

|

||

|

O Aneurisma do seio de valsalva é uma dilatação anormal da raiz da aorta, entre o anel valvar e a junção sinotubular. É um achado raro (0,09% da população geral em estudos de autópsia). Pode ser congênito ou adquirido. Quando de origem congênita está comummente associada a distúrbios do tecido conectivo, como as síndromes de Marfan e Ehlers-Danlos. Pode estar associado também a valva aórtica bivalvular (bicúspide). As formar adquiridas podem estar relacionadas a doenças infecciosas (sifilis; tuberculose; endocardite), vasculites, trauma torácico e iatrogênica (em cirurgias da valva aórtica).

É frequentemente assintomático (como nosso caso em questão) e a ruptura seria o pior cenário prognóstico possível.

O ecocardiograma é o principal exame responsável pela suspeita e a tomografia cardíaca o principal exame para confirmação diagnóstica, análise da morfologia e tamanho. A ressonância cardíaca também é um excelente método para o diagnóstico.

A conduta será baseada no diâmetro da dilatação, seguindo indicação de correção cirúrgica semelhante a dos aneurismas da aorta.

Na imagem do nosso paciente, observamos dilatação acentuada do seio de valsalva esquerdo (aprox. 70mm), identificando-se claramente a emergência do tronco da coronária esquerda diretamente da porção dilatada. A origem provável é congênita.