Dermatite Perioral: Dica De Ouro Para O Diagnóstico

Compartilhe

A dermatite perioral é uma doença inflamatória que afeta mais frequentemente mulheres adultas, entre os 20 e 30 anos de idade, e se caracteriza pelo aparecimento de eritema, pápulas e pústulas ao redor da boca.

Alguns fatores podem ser desencadeantes, sendo o principal o uso de corticoides descritos, especialmente os fluorados. Outros fatores relacionados são uso de maquiagens e hidratantes muito oleosos que causam interferência folicular, produtos para higiene dentária com flúor e sprays inalatórios contendo corticóide. Algumas alterações intrínsecas como a constituição atópica e barreira epidérmica comprometida também predispõem o surgimento da dermatite perioral.

Clinicamente, as lesões se iniciam por eritema, surgindo posteriormente pápulas e pústulas, que acometem, preferencialmente, a região perioral e o sulco nasogeniano. Entretanto, outras áreas também podem ser afetadas, como a glabela e a região lateral das posições inferiores.

Uma forma de diferenciar essa patologia da acne é a ausência de comedões nos casos de dermatite perioral. Uma dica de ouro para o diagnóstico é um achado patognomônico desta patologia: a presença de um halo claro (não afetado) ao redor dos lábios, onde há poucos folículos.

Fonte: Etude anatomoclinique d'un cas de dermatite périorale granulomateuse de l'enfant , 2008.

Referência:

CRIBIER, B.; LIEBER-MBOMEYO, A; LIPSKER, D. Etude anatomoclinique d'un cas de dermatite périorale granulomateuse de l'enfant (FACE: erupção facial na infância afro-caribenha ) [Estudo clínico e histológico de um caso de erupção facial na infância afro-caribenha (FACE)]. Annales de Dermatologie et de Vénéréologie , v. 10, 2008, pág. 663-667. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.annder.2008.03.025 . Acesso em: 28 conjuntos. 2023.