CPAP para pré-hipertensos com Apnéia Obstrutiva do Sono?

Compartilhe

A apnéia obstrutiva do sono (AOS) e a hipertensão (HAS) são condições comuns que frequentemente coexistem. Sabe-se que em pacientes hipertensos e que apresentem também AOS, o uso do CPAP pode melhorar o controle pressórico.

Esse estudo brasileiro publicado no Hypertension avaliou o papel do uso do CPAP em pacientes com AOS grave e que apresentavam pré-hipertensão ou hipertensão mascarada. Nesse grupo, até então, o papel do CPAP no controle pressórico não estava bem estudado. Os pacientes apresentaram índice de apnéia-hipopnéia médio de 56 +/- 22 eventos por hora. Considerada pré-hipertensão se PAS entre 120 e 139mmHg e PAD entre 80 e 89mmHg na medida ambulatorial, e hipertensão mascarada se PA medida no consultório menor que 140x90mmHg, mas medida de PA diurna no MAPA > ou = 135mmHg de sistólica ou > ou = 85mmHg de diastólica..

Foram avaliados 36 pacientes, 18 no grupo controle e 18 no grupo CPAP. Após 3 meses de tratamento, o grupo randomizado para uso do CPAP apresentou uma redução da PAS medida no consultório (126 para 121mmHg, p 0,001) e uma tendência a redução da PAD. Com relação à freqüência de pré-hipertensão, houve uma redução de 94% para 55% no grupo CPAP, e de hipertensão mascarada, uma redução de 39% para 5%. No grupo controle não houve mudanças.

Conclui-se, assim, que o uso do CPAP em pacientes com apnéia obstrutiva do sono grave pode reduzir a freqüência de pré-hipertensão e hipertensão mascarada, reduzindo significamente a pressão arterial. Apesar de ser um estudo pequeno, os resultados reforçam o uso do CPAP não só para alívio dos sintomas relacionados ao sono em pacientes com AOS grave, mas também para evitar a ocorrência de hipertensão e, assim, reduzir o risco de eventos cardiovasculares futuros.

Referência: Drager LF, Pedrosa RP, Diniz PM, et al. The effects of continuous positive airway pressure on prehypertension and masked hypertension in men with severe obstructive sleep apnea. Hypertension 2011.