Compartilhe
Como Neutralizar a Heparina?
Escrito por
André Lima
Publicado em
30/4/2011
No artigo anterior discutimos como realizar a heparinização plena com Heparina Não Fracionada, agora falaremos como reverter a sua atividade que pode ser de grande utilidade em momentos complicações relacionadas com a Heparinização.
O antídoto para neutralização das Heparinas é a Protamina . Esta substância é um complexo de proteínas de baixo peso molecular derivada do esperma ou testículos de peixes ( principalmente o salmão) que combina-se com heparina neutralizando-a. Após processamento e industrialização, pode ser encontrada nas apresentações de Cloridrato de Protamina ou Sulfato de Protamina . Devido a diferenças de farmacocinética, existe a possibilidade de se necessitar de doses maiores de cloridrato de Protamina, quando comparado com o Sulfato de Protamina para neutralização de doses semelhantes de Heparinas .
- Apresentação Recomendadas:
Sulfato de Protamina 1 ampola de 5ml com 50mg ( 1ml = 10mg)
- Qual a dose de Protamina?:
Inicialmente deve-se estimar a quantidade total de heparinas utilizada nas últimas 6 horas para quantificação da dose de protamina necessária para neutralização. A dose pode variar entre 1:1 ( 1mg de sulfato de protamina neutralizando 1 mg de Heparina ) a 1,5:1.
Preconiza-se utilizar a menor dose possível de Protamina, pois o excedente pode funcionar como anticoagulante.
Caso a dose de heparina seja desconhecida, recomenda-se não utilizar mais de 1 ml ( 10mg de protamina)
- Como quantificar a heparina?
Heparina Sódica 100 UI = 1 mg
Portanto 1 ml de Protamina neutraliza 1000UI de Heparina
- Como Diluir?
A de protamina pode liberar histamina e provocar hipotensão severa e instabilidade hemodinâmica grave que é agravada pela concentração e velocidade da infusão. Portanto a diluição deve ser individualizada, com orientação de ser a mais diluída e lenta quanto a condição do paciente permitir. ( no mínimo em 250ml )