Compartilhe
Como é feito o tratamento da diabetes gestacional?
Escrito por
Fabiano Serra
Publicado em
16/3/2023
O objetivo do tratamento do diabetes gestacional (DMG) é manter os níveis de glicose dentro das metas, o que é feito através de alimentação adequada e exercícios físicos.
A dieta deve ser equilibrada, dando preferência a alimentos integrais e evitando aqueles com carboidratos simples (por exemplo: açúcar, pão/massas não integrais) ou ultraprocessados. As refeições devem ser distribuídas ao longo do dia, com lanches nos intervalos e antes de dormir.
A prática de exercícios físicos é importante porque contribui para diminuição da glicose do sangue. Os exercícios devem ser realizados, idealmente, por 30 minutos, cinco vezes por semana. Caminhadas e atividades na água (hidroginástica, natação) são ótimas opções.
Para avaliar se o diabetes está controlado, a própria paciente faz medidas dos níveis de glicose no sangue em certos momentos do dia (como jejum e 1 ou 2 horas após as refeições), usando um glicosímetro. Os valores devem ser anotados em uma tabela para serem avaliados na consulta de pré-natal.
HORÁRIOMETA GLICÊMICA (mg/dL)Jejum< 951 hora pós-prandial< 1402 horas pós-prandiais< 120
Na maioria dos casos, dieta adequada e exercícios físicos são suficientes para o controle da glicemia. Em alguns casos, porém, será necessário usar insulina injetável para complementar o tratamento.
Tomando esses cuidados e controlando o diabetes, o risco de complicações na mãe e no bebê pode diminuir significativamente.