Como A Nicotinamida Agiria Na Quimioprevenção Do Câncer De Pele Não-melanoma?

Compartilhe

A incidência de câncer de pele não-melanoma tem aumentado gradativamente nos últimos anos e a exposição à radiação ultravioleta segue como seu principal fator de risco.

Diversos estudos demonstram o papel desta vitamina na quimioprevenção de cânceres de pele. A nicotinamida é uma forma solúvel em água da vitamina B3 que regula genes supressores como o p53sirtuínas e restaura os níveis de NAD+, uma coenzima essencial para a produção de energia celular.

Especificamente com relação às malignidades cutâneas, a nicotinamida parece desemprenhar papéis em diferentes etapas da carcinogênese induzida por UV: dano ao DNA, imunossupressão e inflamação.

A nicotinamida atua:

- Aumentando e otimizando o reparo do DNA mutado ou aberrante após RUV;

- Regulando genes imunossupressores como p53 e sirtuínas - (p53 é uma proteína capaz de induzir parada dociclo celular e apopotose quando o dano ao DNA é detectado);

- Reduzindo a imunossupressão motivada pela RUV e restaurando os níveis de energia adequados para as células repararem o DNA;

- Reduzindo a inflamação provocada pela radiação UVB, com significativa diminuição dos níveis de IL-6, IL-10, MCP-1 e TNF-a, assim como reduz o recrutamento de neutrófilos.

As evidências mostram redução do número de queratoses actínicas e menor incidência de câncer de pele não-melanoma durante o uso desta medicação. Os trabalhos indicam uso de 500mg 2x ao dia, de forma contínua. Parece haver perda de benefício após seis meses de sua suspensão.

O maior estudo controlado e randomizado recebeu críticas das análises estatísticas utilizadas, mas os críticos e cientistas até então, reconhecem um provável efeito benéfico do tratamento com a nicotinamida oral na redução do CPNM. As evidências atuais não são definitivas, mas diante do perfil de segurança favorável, constitui uma opção particularmente relevante em indivíduos de alto risco.

Fontes:

Giacalone, S., Spigariolo, C. B., Bortoluzzi, P., & Nazzaro, G. (2021). Oral nicotinamide: The role in skin cancer chemoprevention. Dermatologic Therapy, 34(3). doi:10.1111/dth.14892

Hunt SV, Jamison A, Malhotra R. Oral nicotinamide for non-melanoma skin cancers: A review. Eye (Lond). 2023 Apr;37(5):823-829. doi: 10.1038/s41433-022-02036-z. Epub 2022 Mar 28. PMID: 35347291; PMCID: PMC10050186.