Bloqueio Duplo do Sistema Renina Angiotensina não Deve Ser Recomendado na População Vasculopata de Alto Risco Renal

Compartilhe
Bloqueio Duplo do Sistema Renina Angiotensina não Deve Ser Recomendado na População Vasculopata  de Alto Risco Renal

[caption id="attachment_1560" align="aligncenter" width="320"]

ABC News Photo Illustration

ABC News Photo Illustration[/caption]

Acreditava-se que inibição agressiva do sistema renina angiotensina aldosterona em 2 sítios utilizando-se um inibidor da ECA e um BRA ( bloqueador do receptor de angiotensina) poderia, teoricamente, trazer benefícios adicionais a pacientes com alto risco cardiovascular e comprometimento da função renal. Porém uma recente publicação da Circulation 2011 avaliou os resultados da monoterapia ( IECA X BRA) comparado com a associação dos dois medicamentos em pacientes vasculopatas renal ( portadores de doença arterial coronária; Vasculopatia arterial periférica; AVC ou AIT prévios; DM com lesão de órgão – alvo) e com alto risco Renal ( redução na Taxa de fltração glomerular e /ou albuminúria). A análise Post Hoc levou em consideração os resultados do ONTARGET Trial ( monoterapia X bloqueio duplo com Ramipril e Telmisartan) e do TRANSCEND Trial ( somente monoterapia com Telmisartan em pacientes intolerantes a IECA x placebo) no subgrupo de pacientes com doença renal ( redução na Taxa de fltração glomerular e /ou albuminúria).

No ONTARGET ( n: 23.422) foi testado as doses de Telmisartan 80mg/dia e ramipril 10mg/dia e a combinação destes medicamentos. Já o TRANSCEND (n:5.398) utilizou a dose de Telmisartan 80mg/dia x placebo.

No subgrupo pertencentes ONTARGET, não houve benefícios no desfecho cardiovasculares primários ( morte cardiovascular, IAM, AVC, hospitalização por IC) entre o bloqueio duplo em relação a monoterapia mesmo em pacientes em pacientes com macroalbuminúria e / ou redução na Taxa de Filtração glomerular, além de evidenciar piora em até 21% dos desfechos renais ( necessidade de Diálise Crônica e duplicação da creatinina) em comparação a monoterapia.

No grupo procedente do estudo TRANSCEND, que comparou a monoterapia com Telmisartan com o placebo, não houve benefício nos desfechos cardiovasculares ( os mesmos citados a cima) naqueles pacientes que usaram BRA. Os dados mostram que o Telmisartan isoladamente piorou a função renal e aumentou a incidência de necessidade de Diálise naqueles pacientes de alto risco renal porém sem microalbuminúria ( aumento de 135% nos desfechos renais). Porém nos pacientes com microabuminúria ou macroalbuminúria, revelou tendência de diminuição dos desfechos renais em 40% e 29% respectivamente.

Ressalto que os dados são referentes a riscos cardiovasculares em pacientes com doença vascular nos sentido amplo ( ver critérios de inclusão acima) e em grupos específicos como em pacientes com IC crônica refratários a medicações usuais ( IECA, B-BLOQ. Inibidores da aldosterona) e em nefropatias com albuminúrias importantes ( > 1g/dia) a despeito de doses máximas de IECA ou BRA , o duplo bloqueio pode trazer benefícios.

Após os dados acima, acreditamos que a terapia de bloqueio Duplo do sistema Renina- Angiotensina – Aldosterona em pacientes vasculopatas com reduzida TFG e albuminúria não se sustenta, devendo-se optar pelo tratamento com monoterapia ( de preferência IECA).

REFERÊNCIAS:

MedScape.com

Cardiovascular and Renal Outcomes With Telmisartan, Ramipril, or Both in People at High Renal Risk -Circulation 2011;123:1098-1107