Aprenda A Tratar Infecção Ungueal Por Pseudomonas Spp

Compartilhe

Não é raro um paciente como onicomicose ser co-infectado por bactérias. A infecção bacteriana ungueal mais comum é justamente pela Pseudomonas aeruginosa . A pigmentação esverdeada persistente da placa ungueal, originalmente desenhada em 1944 por Goldman e Fox, é um aspecto muito catacterístico (Figura 01), justificando o tratamento empírico de imediato. Este achado na unha é chamado de cloroníquia, sendo os principais fatores facilitadores: a onicólise, a paroníquia, contato frequente com água, microtraumatismos, onicotilomania e doenças ungueais como psoríase. Figura 01 – Unhas infectadas por Pseudomonas aeruginosas .

Legenda: a aspecto marrom-esverdeado, b unhas com onicólise e cores verde-enegrecidas ec onicodistrofia com com marrom-esverdeado. Fonte: Geizhals e Lipner, 2020. See MoreÉ uma bactéria cocobacilo Gram negativa aeróbica, que produz pigmento verde-azulado, pioverdina e piocianina.(Figura 02)Figura 02 – Cloroníquia no primeiro quirodáctilo esquerdo.

Fonte: SCHWARTZ, RA; KAPILA, R. A síndrome de Goldman-Fox: tratando e prevenindo unhas pseudomonas verdes na era do COVID-19. Dermatol Ther. 2021. O tratamento costuma ser rejeitado, contudo sem diretrizes publicadas. Alguns autores consideram que a primeira etapa do tratamento é remover a parte da unha em que há onicólise, evitando que o local acumule umidade, favorável ao crescimento da bactéria.A literatura e a prática médica relatam usos de:

  • Imersões em vinagre de maçã, 2 a 3 vezes ao dia, por 3 meses ou compressas com solução de ácido acético a 1%, 2 a 3 vezes ao dia, por 3 meses.
  • Antibióticos tópicos:
  • Fluoroquinolona colírio (Ofloxacino ou Ciprofloxacino) ou Tobramicina colírio, ou Polimixina B, 2 vezes ao dia, por 3 meses.

Há relatos do uso tópico de sulfadiazina de prata, gentamicina, bacitracina, gentamicina a 0,3%. Nos casos graves, os antibióticos sistêmicos de escolha são ofloxacino, 500 mg, 2 a 3 vezes/dia, como também gentamicina, carbenicilina e ticarcilina e ciprofloxacino, utilizados por 2 a 3 semanas. REFERÊNCIAS GEIZHALS, Solomon; LIPNER, Shari R. Retrospective case series on risk factors, diagnosis and treatment of Pseudomonas aeruginosa nail infections. American Journal of Clinical Dermatology, v. 21, p. 297-302, 2020.SCHWARTZ, Robert A.; KAPILA, Rajendra. A síndrome de Goldman-fox: tratamento e prevenção de unhas pseudomonas verdes na era do COVID-19. Terapia dermatológica , v. 34, n. 1, 2021.BAE, Youin et al. Síndrome da unha verde tratada com colírio de tobramicina. Anais de dermatologia , v. 26, n. 4, pág. 514-516, 2014.