A Suplementação De Colágeno Hidrolisado Oral Retarda O Envelhecimento Da Pele?

Compartilhe

O envelhecimento da pele tem sido uma preocupação recorrente mesmo para as pessoas mais jovens, motivando o surgimento de nutricosméticos com o objetivo de retardar os sinais do tempo na pele. Numerosos estudos científicos têm demonstrado benefícios da suplementação de colágeno hidrolisado (CH). Peptídeos de colágeno bioativos são obtidos a partir da hidrólise enzimática do colágeno natural, que uma vez digeridos são metabolizados em dipeptídeos e tripeptídeos no trato digestivo. Estes são transportados por via e acumulados na pele, aumentando a atividade dos fibroblastos dérmicos, favorecendo a síntese de colágeno, melhorando sua hidratação e elasticidade.Considerando o grande número de estudos sobre o tema, uma revisão sistemática seguida de Metanálise de ensaios clínicos, a partir de bases como Medline, Embase, Cochrane LILACS, foi publicada em outubro de 2020, com o objetivo de avaliar os efeitos da suplementação de CH na pele . As informações mais relevantes estão sumarizadas abaixo:

  • De 1125 estudos, 19 foram selecionados, que incluíam majoritariamente mulheres (95%) nas pesquisas.
  • A maioria dos estudos avaliou resultados após 90 dias dos nutracêuticos, variando de 4- 16 semanas. A ingestão dos suplementos com colágeno foi eficaz e segura, sem efeitos colaterais relatados.
  • A suplementação oral de colágeno comparada com placebo obteve resultados favoráveis em termos de hidratação, elasticidade, rugas e firmeza da pele, com diferença estatisticamente significante.
  • Nenhuma diferença significativa foi observada entre o grupo terapêutico e o braço do placebo em desfechos, como perda de água transepidérmica, erupção cutânea, níveis de colágeno na pele (em todos os casos, desfechos secundários nos estudos).
  • Os estudos são muito heterogêneos: não há uniformidade quanto às concentrações de peptídeos de colágeno, formulações, origem (peixe, frango, porco, outros), formas de administração (líquido ou sólido).
  • Os benefícios da suplementação, foram evidentes após 60-90 dias do início da suplementação, proporcionais à concentração utilizada, mas independentemente da procedência do colágeno. Esses efeitos se mantiveram após 1 mês de seu término, especialmente em áreas expostas à radiação e poluição.
  • A maioria das pesquisas utilizou formulações comerciais, com composições distintas de vitaminas, minerais, antioxidantes, coenzima Q10, ácido hialurônico e sulfato de condroitina. Não foi avaliado o efeito dos diferentes veículos.

CONCLUSÃOConclui-se que suplementos de colágeno hidrolisado e seus peptídeos podem melhorar os sinais de envelhecimento da pele, enquanto a suplementação for mantida.São necessários estudos de longo prazo com uso de peptídeos de colágeno, avaliando também se o veículo e substâncias co-administradas podem atuar sinergicamente ou não, interferindo no resultado final.COMENTÁRIOS DERMATOPAPERSFaltam estudos de custo-efetividade deste tipo de suplementação de forma prolongada, visto que as formulações industrializadas com alto teor de colágeno não são de baixo custo.Existem diversas outras intervenções que comprovadamente estimulam a produção de colágeno da pele e resultam em melhora estética da pele do paciente. Procedimentos cosmiátricos podem ser aliados ao uso de suplementos de colágeno, e esta combinação deve ser discutida individualmente com os pacientes, considerando seu custo-benefício.Quer saber mais? Leia o artigo abaixo na íntegra.Fonte:Miranda, R. B., Weimer, P., & Rossi, R. C. (2021). Effects of hydrolyzed collagen supplementation on skin aging: a systematic review and meta‐analysis. International Journal of Dermatology. doi:10.1111/ijd.15518