5 Dicas No Tratamento Da Acne

Compartilhe

A acne é uma das queixas mais comuns nos consultórios de dermatologia. As opções terapêuticas são diversas, bem como suas indicações. No entanto, é preciso saber mais do que apenas a indicação correta, é preciso saber orientar o paciente para o uso adequado das medicações tópicas.

Confere 5 dicas valiosas que vão fazer o seu tratamento ser bem-sucedido:

  • Retinóides: Sempre orientar o paciente com relação a quantidade das medicações (1 grão de ervilha para toda a face); informar que a melhora pode demorar até 45 dias para iniciar; prescrever hidratantes faciais antes ou depois dos retinóides para aliviar os sintomas irritativos principalmente no início do uso.
  • Ácido Azeláico: Esse ativo é especialmente útil nos casos de acne da mulher adulta e dos casos com discromia importante. Para garantir a aderência do paciente devemos informar da sensação desagradável de “pinicado” que esse componente pode provocar por vários minutos após a aplicação. O paciente deve ser orientado que é uma ocorrência comum e que após a primeira semana de tratamento tende a desaparecer.
  • Redes sociais: O impacto do uso comercial das redes sociais nos nossos pacientes não deve ser subestimado! Os pacientes muitas vezes já chegam utilizando vários produtos indicados nas redes sociais, muitas vezes pouco efetivos e custosos, além de atrapalharem o tratamento ao adicionarem irritabilidade, diminuindo a aderência aos retinóides, por exemplo. Suspender o uso desses diversos ativos supérfluos ajuda o paciente a suportar os efeitos colaterais dos ativos efetivos, principalmente nas primeiras semanas de tratamento.
  • Higiene adequada: A acne é uma doença inflamatória e cursa com sensibilidade da barreira cutânea, apesar da maior oleosidade presente. A higiene suave é importante para evitar adicionar irritabilidade, o paciente deve ser orientado a evitar várias lavagens faciais ao dia, mesmo com sabonetes indicados.
  • Fotoproteção: A indicação de fotoproteção é de grande importância para mais uma vez evitar mais um fator irritante, além de contribuir para a hidratação cutânea.