Compartilhe
Relação proteinúria/creatininúria na urina tem a mesma validade do que proteinúria de 24 horas no diagnóstico de pré-eclampsia?
Escrito por
Marina Apostólico
Publicado em
8/5/2023
Pré-eclâmpsia é a identificação de hipertensão arterial, em gestante previamente normotensa, a partir da 20ª semana de gestação, associada na maior parte dos casos à proteinúria significativa. Na ausência de proteinúria, também se considera pré-eclâmpsia quando a hipertensão arterial for acompanhada de comprometimento sistêmico ou disfunção de órgãos-alvo (trombocitopenia, disfunção hepática, insuficiência renal, edema pulmonar, iminência de eclâmpsia ou eclâmpsia) ou de sinais de comprometimento placentário (restrição de crescimento fetal e/ou alterações dopplervelocimétricas).
Proteinúria significativa é a excreção de 300 mg ou mais de proteínas em uma coleção de urina de 24 horas. A coleta da urina de 24 horas está sujeita a muitos erros de coleta e armazenamento, e idealmente deve ser coletada conjuntamente com creatininúria de 24 horas para avaliar a adequação da coleta.
A medida da relação proteinúria/creatininúria (P/C) em amostra única de urina tem sido de utilidade clínica, sendo que quando ≥ 0,3 apresenta boa correlação com proteinúria significativa. Uma relação proteinúria/creatininúria em amostra isolada de urina ≥ 0,3 corresponde a uma proteinúria significativa em 92% das vezes e a uma relação ≥ 0,5 em 100% das vezes. A presença de 1,0 g/L ou mais na proteinúria de fita sugere fortemente proteinúria significativa também, lembrando que uma cruz indica cerca de 30 mg/dL.
Os mais recentes protocolos estimulam a avaliação da relação proteinúria/creatininúria (P/C) em amostra única de urina, devido a facilidade de coleta e boa confiabilidade dos resultados.
Referências
ACOG COMMITTEE. ACOG Committee Opinion. ACOG Practice Bulletin n. 202 Summary: gestational hypertension and preeclampsia. Obstet Gynecol, v. 133, n. 1, p. 1, jan 2019. DOI: 10.1097/AOG.0000000000003018.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (FEBRASGO). COMISSÃO NACIONAL DE PRÉ-ECLÂMPSIA. Pré-eclâmpsia nos seus diversos aspectos. Série, orientações e recomendações FEBRASGO n. 8. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), 2017.