Compartilhe
O que o pediatra precisa saber sobre a técnica da amamentação
Escrito por
Sabrina Santos
Publicado em
6/2/2023
O leite materno é o alimento mais adequado para o lactente e, por isto, é importante que o pediatra tenha bem definido os conceitos e recomendações para apoiar e orientar o binômio mãe-bebê e evitar o desmame precoce.
Em primeiro lugar, tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam que a amamentação seja exclusiva durante os primeiros seis meses de vida do lactente, e complementada até 2 anos ou mais. Caso a mãe não possa amamentar por motivo de doença ou por algum outro impedimento, está recomendado o uso da fórmula infantil.
A recomendação é de que o aleitamento materno seja em livre demanda, ou seja, quando e quanto o bebê quiser, sem estabelecer intervalos fixos (como, por exemplo, a cada 2 horas) ou a duração das mamadas.
Quanto à técnica de amamentação, o pediatra deve saber avaliar os pontos fundamentais de posicionamento e pega do bebê. A OMS destaca 4 pontos-chaves para cada um desses quesitos:
4 pontos-chaves para o posicionamento adequado:
- rosto do lactente de frente para a mama com o nariz na altura do mamilo
- corpo do lactente próximo ao corpo da mãe
- lactente com cabeça e tronco alinhados (não deixar o pescoço torcido)
- lactente bem apoiado.
4 pontos-chaves para a pega adequada:
- aréola mais visível acima da boca do lactente
- boca bem aberta
- lábio inferior virado para fora
- queixo tocando a mama.
Se você atende um bebê que não está ganhando peso adequadamente, ou perdeu mais do que o esperado, muito raramente o problema está na produção láctea isoladamente e sim, mais comumente, está relacionado ao posicionamento e/ou pega inadequados. Nestas situações, o profissional deve sempre rever a técnica, reorientar a mãe e reavaliar este lactente brevemente, antes de indicar a necessidade do uso de complemento.
Referências
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP). Tratado de pediatria. 5 ed. Barueri, SP: Manole, 2022.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP). Departamento Científico de Aleitamento Materno (2019-2021). Guia Prático de Aleitamento Materno. Disponível em https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22800f-GUIAPRATICO-GuiaPratico_de_AM.pdf. Acesso em: 14 nov 2022.