O que é prolapso de cordão umbilical e como atuar nesses casos?

Compartilhe

Situação temida por muitos obstetras, o prolapso de cordão umbilical é a saída do cordão pelo colo uterino após a rotura de membranas. Nesses casos, como a apresentação fetal ainda está em contato com o canal de parto ou o colo uterino, existe um alto risco de compressão do cordão umbilical (funicular).

Alguns fatores de risco devem ser considerados antes de se realizar amniotomia (rotura artificial das membranas), por exemplo. São eles: multiparidade, apresentação pélvica, placentação anormal, polidrâmnio e inserção velamentosa do cordão.

Se diagnosticado, o prolapso de cordão é considerado uma emergência, e o parto deve ser realizado o mais rápido possível, pela via mais rápida. Durante o transporte para a sala cirúrgica, é fundamental a elevação contínua da apresentação fetal através de toque vaginal, com o mínimo de manipulação possível do cordão, para evitar a compressão funicular. Além disso, pode-se posicionar a paciente em quatro apoios ou em Trendelemburg e realizar tocolíticos. Se o diagnóstico e o tratamento não forem rápidos, a mortalidade devido à compressão funicular pode chegar a 50%.