O Primeiro Banho do Recém-Nascido: Orientações Atuais e Benefícios

Compartilhe

A recomendação mais atual da Sociedade Brasileira de Pediatria é que o primeiro banho seja realizado após 24 horas do nascimento ou, no mínimo, após 6 horas. Mas você sabe por quê?

Em primeiro lugar, a pele do recém-nascido é recoberta pelo vernix caseoso, um biofilme protetor, produzido no terceiro trimestre de gestação, que mantém a hidratação da pele do recém-nascido após o nascimento e confere uma proteção contra patógenos e, por estes motivos, não deve ser retirado por um banho precoce.

Além disso, aguardar até 24 horas para o primeiro banho garante maior estabilidade térmica e menores chances de desconforto respiratório, sem contar que o bebê que é levado precocemente ao banho acaba por interromper, sem necessidade, a amamentação e o contato pele a pele com a mãe.

A recomendação, portanto, é que o primeiro banho deve ser realizado após as primeiras 24 horas de vida, preferencialmente na forma de imersão, o que promove menor perda de calor. A duração do banho deve ser de 5 a 10 minutos, com temperatura da água entre 37 °C e 37,5 °C. O banho pode ser realizado diariamente ou somente 2 a 3 vezes por semana, desde que mantido hábitos de higiene adequados nas áreas de coto umbilical, pregas e fraldas. Os produtos a serem utilizados devem ser específicos para o bebê a fim de que não haja alteração significativa do ph fisiológico da pele. Após o banho, o bebê deve ser seco com toalha macia e limpa.

IMPORTANTE!!!

Filhos de mães soropositivas para o HIV devem realizar o primeiro banho o mais precocemente possível para diminuir as chances de transmissão da doença.

REFERÊNCIA:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Departamentos Científicos de Neonatologia e Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Atualização sobre os Cuidados com a Pele do Recém-Nascido. Documento científico, Nº 11, 2021. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22978c-DocCient-Atualiz_sobre_Cuidados_Pele_do_RN.pdf. Acesso em: 03 nov. 2023.