Temas importantes a serem abordados com gestantes adolescentes.

Compartilhe

A adolescência é o período onde há a passagem da infância à fase adulta, estágio quando surgem as características sexuais secundárias e os processos psicológicos profundos de identificação de seu próprio ser. A Organização Mundial da Saúde determina a adolescência o período de 10 a 19 anos de idade. Quando uma gestação acontece neste período é comum dificuldade em adesão ao pré-natal e aos cuidados pós-natais.

Equipes multidisciplinares são de fundamental importância para aumentar a adesão destas pacientes.

Temas de extrema importância a serem abordados são: a amamentação, a depressão e a anticoncepção.

Mães adolescentes são menos propensas a amamentar quando

comparadas às mulheres mais velhas. Devemos estimular e orientar sempre que possível, com linguagem simples, os benefícios para mãe e bebê, como vínculo, nutrição adequada e imunidade.

A prevalência de depressão entre puérperas adolescentes é

significativamente maior quando comparada às adultas, é adequado realizar rastreamento para esta intercorrência durante todo pré-natal e puerpério. Uma sugestão é a utilização da Escala de Depressão Pós-parto de Edimburgo (EPDS).

A anticoncepção deve ser oferecida desde o pré-natal, dando preferência a métodos de longa ação, como o dispositivo intrauterino e o implante, que podem ser inseridos imediatamente após o parto.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações

Programáticas. Manual de gestação de alto risco [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas – Brasília : Ministério da Saúde, 2022.