Quais são os benefícios do descolamento de membranas na indução de trabalho de parto?

Compartilhe
Quais são os benefícios do descolamento de membranas na indução de trabalho de parto?

Revisão da Cochrane, avaliou se o descolamento de membranas é uma forma segura e eficaz de induzir o parto ou se é mais eficaz do que os métodos formais de indução.

O descolamento de membranas é um procedimento relativamente simples e de baixo custo, que procura reduzir o uso da indução do trabalho de parto e que pode ser realizado sem a necessidade de hospitalização.

Como realizar? Introdução, por parte do médico, de um ou dois dedos no colo do útero na região entre o orifício interno e as membranas, e realiza-se um movimento circular contínuo para descolar as membranas.

A revisão incluiu 44 estudos que incluíram um total de 6940 mulheres de vários países. Os estudos compararam o descolamento de membranas com nenhuma intervenção ou com placebo, bem como com prostaglandinas vaginais ou intracervicais, misoprostol oral, ocitocina e descolamentos de membranas seriados.

Resultados principais: Comparado com ausência de intervenção ou com placebo, o descolamento de membranas tem maior probabilidade de resultar num início espontâneo do trabalho de parto, mas sem diferenças claras no que toca ao nascimento via vaginal.

As mulheres apresentaram menor probabilidade de vir a ter uma indução do trabalho de parto. Não foram encontradas diferenças relativamente à cesariana, parto vaginal instrumental, doença grave ou morte da materna ou fetal.

Quando comparado com as prostaglandinas vaginais ou intracervicais, não houveram diferenças em nenhum dos pontos avaliados, bem como quando comparado a ocitocina ou amniotomia.

Conclusões: O descolamento de membranas parece ser eficaz na promoção do trabalho de parto, mas a evidência atual sugere que pode não alterar a taxa de partos vaginais. Pode reduzir a necessidade de indução do trabalho de parto, mas são necessários mais estudos para identificar o momento ideal para a realização do procedimento.

Referências:

FINUCANE, E. M.; MURPHY, D. J.; BIESTY, L. M.; GYTE, G. M. L.; COTTER, A. M.; RYAN, E. M.; BOULVAIN, M. Devane D. Membrane sweeping for induction of labour. Cochrane Database of Systematic Reviews 2020, Issue 2. Art. No.: CD000451. DOI: 10.1002/14651858.CD000451.pub3.