Por que fazer a prova do TEGO? Um breve relato sobre a importância do título na minha carreira profissional

Compartilhe

Eu sempre fui estimulado pelo serviço em que realizei Residência Médica a prestar esta prova, além de ser exigência de muitos hospitais renomados do país para credenciamento junto ao corpo clínico, uma vez que a prova de título garante ao médico uma chancela profissional emitida pela FEBRASGO.

A preparação para a prova envolve equilibrar a atuação profissional com o estudo. Na minha experiência, foi um momento em que eu precisava dar plantões e trabalhar em vários lugares para alavancar a minha carreira profissional. E, ainda, precisa revisar todos os temas usando o tempo livre e os momentos sem pacientes nos plantões. Acredito que esse é o grande desafio. Mas, com determinação e foco, é possível equacionar ambas as frentes.

‍ A prova do TEGO costuma ser fiel ao edital e à bibliografia sugerida. A sugestão é verificar os temas no edital e seguir o estudo de acordo com a ordem. Vale a pena também revisar alguns temas nas bibliografias mais consonantes com a instituição como o tratado da FEBRASGO, artigos de consenso da entidade e publicações em periódicos.

Para prestar a prova, é necessário ter concluído Residência Médica na especialidade (Dois anos para quem finalizou após 2006 ou três anos para quem finalizou até este ano) ou comprovar atuação profissional na especialidade por pelo menos 6 anos.

Considero importante revisar os principais temas elencados no edital, fazer testes de concursos anteriores, revisar imagens (a prova do TEGO é muito colorida, apresenta muitas questões com interpretação de imagens) e lembrar que muitas vezes os "vícios" da prática podem atrapalhar nas respostas das questões teóricas. Por conta desse último motivo, é importante sempre rever questões teóricas e responder de forma alinhada com a literatura.