Compartilhe
Introdução alimentar: quando iniciar e o que recomendar?
Escrito por
Sabrina Santos
Publicado em
5/5/2023
A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é de que a introdução alimentar seja iniciada a partir dos 6 meses de idade associada à presença de sinais de prontidão na criança, ou seja, além da idade cronológica de 6 meses, a criança deve estar com o desenvolvimento neuropsicomotor adequado: ser capaz de pegar os alimentos e levar-los à boca, ficar sentado garantido mesmo que ainda necessite de algum apoio, ter iniciado a perda do reflexo de protusão da língua, entre outros.
Desde o início, tanto a primeira papa principal (almoço ou jantar, aquela que vai incluir os alimentos da antigamente denominados “papa salgada”) quanto as frutas já podem ser iniciadas, de maneira gradativa e em separado.
A papa principal deve conter todos os grupos alimentares: cereais ou tubérculos, leguminosas, proteína animal e hortaliças e as opções podem variar conforme a tabela a seguir.
Alimentos para serem usados nas papas principais.
FONTE: SBP, 2021. See More
No preparo da papa principal podem ser utilizados os óleos com receitas adequadas de ácido linoleico e alfa-linolênico como os óleos de canola e soja. Também podem ser usados temperos naturais como cebola, alho e ervas aromáticas como a salsa e a cebolinha. No entanto, não é recomendado à adição do sal nas papas principais para os menores de 1 ano de idade, pois este além de aumentar o risco de hipertensão na vida adulta pode modular o paladar da criança a desenvolver preferência por alimentos ricos em sal.
As frutas devem ser oferecidas em sua forma natural, amassadas, raspadas ou picadas, sendo que os sucos devem ser apresentados somente a partir de 1 ano de idade em quantidade limitada pelo risco de predisposição à obesidade.
O açúcar, devido à possibilidade de alterar no paladar, alto teor energético e glicêmico só deve ser oferecido a partir de 2 anos de idade.
A partir dessas orientações iniciais, a introdução alimentar deve evoluir gradativamente com o objetivo de que ao completar 12 meses de vida a criança esteja consumindo a comida tal qual como a família, observando-se sempre a qualidade e aprendendo as refeições familiares.
Esquema para introdução de alimentos complementares
FONTE: SBP, 2021. See More
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Guia prático de alimentação da criança de 0 a 5 anos - 2021. / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamentos Científicos de Nutrologia e Pediatria Ambulatorial. São Paulo: SBP, 2021. See More